27/02/2007

Aula assistida e outros

19 de Março de 1996
Terça-feira
Dia do pai (Qual pai?)

A F. deu hoje a primeira aula de Ciências – O Aparelho Reprodutor Feminino. Como não podia deixar de ser, apareceu “o terror” (o tal que tem 16 anos e ainda anda no 6º ano). Já devia ter ouvido falar do tema das últimas aulas e não quis deixar de dar a sua contribuição. Para tal, trouxe três revistas pornográficas. Acho que dispensa comentários, a aula passou a “girar” em torno dele… Nem o professor M. o conseguiu acalmar dizendo que era cinturão castanho em Karaté.
“Descobri” numa revista um texto que gostei muito e que vou, em parte, transcrever:

Gostar acima de tudo

Os amigos nunca são para as ocasiões. São para sempre. A ideia utilitária da amizade, com entreajuda, pronto-socorro mútuo, troca de favores, depósito de confiança, sociedade de desabafos, mete nojo. A amizade é puro prazer. Não se pode contaminar com favores e ajudas; leia-se: dividas. Pede-se, dá-se, recebe-se, esquece-se e não se fala mais nisso. (…)
Os amigos têm que ser inúteis. Isto é, bastarem só por existir e, maravilhosamente, sobrarem-nos na alma só por quem e como são. O porquê, o onde e o quando não interessam. A amizade não tem ponto de partida, nem percurso, nem objectivo. É impossível lembrarmo-nos como é que nos tornámos amigos de alguém ou pensarmos no futuro que vamos ter. (…)
Os amigos não se perdoam nem se julgam. Têm-se ou não se têm. Falam. Gozam. Riem. As diferenças entre eles unem-nos, ocupam-nos, divertem-nos – a única igualdade necessária, a de serem amigos, já existe. (…) Estas são as pessoas que se invocam, estejamos sozinhos ou acompanhados pelos amigos como se fossem. E são.
Cardoso, Miguel Esteves; “Explicações de Português”; Revista Vida – Independente; 1 de Março de 1996.

2 comentários:

mimika disse...

Gostei muito do texto sobre a amizade. O Miguel Esteves Cardoso contraria o que normalmente se diz sobre os amigos "Os amigos nunca são para as ocasiões.", "Os amigos têm que ser inúteis" e não é que ele tem razão? Achei muito curioso...

Bj

Anónimo disse...

Posso dizer que tenho alguns amigos. Mas amigos, daqueles que podemos dizer que são para tudo, apenas tenho 2. E que já mo provaram ser. já deram muito por mim.
É bom ter amigos de verdade.
bjinhos.Pedro