16/02/2007

A minha avó (M.C.)

É normalmente uma senhora idosa. A minha reconhecia-se facilmente por estar sempre a mastigar a dentadura, por estar sempre a fazer as mesmas perguntas e por nunca saber da carteira. Gosta muito dos netos.
Desde 1997 que não se sabia localizar cronologicamente. Adorava-a.
Chamava-se M. C. (parece o nome de um rapper), nasceu em Junho de 1922 e faleceu em Fevereiro de 2001.
Foi sempre uma pessoa muito bem disposta até ao fim da vida... no lar era conhecida por M. C. Ri-te Ri-te.
Foi a ela que recorri quando chumbei no exame do 9º ano para o 10º ano. Tivemos que fazer exames orais e escritos a todas as disciplinas. Era assim nos colégios particulares («coitadinha da menina, não pode ir para o liceu»... e contra a vontade tive que continuar no colégio...). Mas isso é outra história...
Até depois de morrer a minha avó me ajudou... Foi assim que consegui que o meu pai conhecesse o B.

O Dia D
10/02/2001 - Sábado

A minha avó faleceu no dia 8 de Fevereiro de 2001. Foi a enterrar no dia seguinte, dia 9 de Fevereiro (sexta-feira).
No dia 10, Sábado, o meu pai foi trabalhar para a loja/tipografia porque tinha uns convites de casamento para fazer. Eram cerca de 9:30h quando ele estava a tomar o pequeno almoço, e eu perguntei-lhe se ia embora (sabendo já que não).
Não, porquê? – perguntou ele.
Porque te queria apresentar uma pessoa.
Quem?
Depois vês. - disse eu já a sair de perto dele.
Mas quem é? Algum gajo? - perguntou ele como se eu fosse sei lá o quê...
É.
Não me digas que é aquele que costumava vir aqui à loja, aquele que eu costumava chamar “Cãozinho”?
(Isto porque supostamente eu andaria com o cio e o B. não saía de perto de mim... enfim.)
É. Então mas o que é que ele faz? Trabalha aonde?
Depois perguntas-lhe.
Então mas eu não lhe vou perguntar onde é que ele trabalha...
Então porquê?... Ele é chefe de secção no *******.
Isso todos dizem...que são chefes... Mas o que é isso?
Toma conta da secção de ***** , de ***** e de *****.
Ó A. vem cá baixo à loja, está aqui uma senhora para falar contigo... - gritou a minha mãe.

Fui salva pelo “gongo”!...

(continua...)

Notem que comecei a trabalhar em 1993 e só vinha a casa aos fins-de-semana. A única coisa que eu queria era «que não sobrasse» para a minha mãe. Tudo foi feito como ela pediu e com o conhecimento dela. E realmente foi o melhor que fizemos...

(Por esta altura, o meu irmão ouviu o meu pai a comentar com a minha mãe que eu se calhar era «fufa». Fartámos-nos os 3 de rir...)

Nota - Este Dia de São Valentim houve direito a camarão tigre, espumante, postais, profiteroles e um DVD duplo que adorei receber: A odisseia da vida (In the womb).

8 comentários:

Unknown disse...

Avós... a melhor coisa que podemos ter.. mesmo que "virtualmente" ...

Que bom serão.. camarão tigre.. espumante... e a seguir ao DVD??.... brincadeirinha...

sotto le stelle disse...

Tu também mereces tudo de bom.
Bom fds e bom carnaval, jinhos fofos apertadinhos

Anabela & Lara disse...

hum um camarão tigre...

Gio disse...

E isso ainda tem continuação nao?
É que eu na segunda feira quero saber o resto ;)

Beijocas.

Lisa_pt disse...

Eu ainda tenho as duas avós e um avô... Agora andam a entrar na fase de retrocesso à infância, mas não deixo de gostar deles!

Mt me ri com o teu post anterior, embora perceba q o teu pai ñ era pera doce...

Jokas

mimika disse...

Ainda bem que tens boas referências/ recordações da tua avó...é isso que fica no coração depois da partida dela. Eu não conheci nenhuma avó e tenho mta pena.

A parte da nota final é mto apetitosa, não tanto pela comida/presentes, mas pelo que eles transmitem.

Gaiatas disse...

Eu estou aqui.. t0dos os dias a ler as tuas palavrinhas!

Fico arrepiada e feliz p0r ver como tu estás h0je, c0mo tens uma família e um c0ração de ouro!

um beijinhO*
b0m fim de semanA :)
Vens aqui ao carnaval ver a floribela? :P

María disse...

Ai, temso sempre tão boa memória dos avós...eu ainda tenho 2 da minha mãe, mas estão tão longe...