25/02/2007

A aula


8 de Março de 1996
Sexta-feira


O T. saiu daqui agora. Disse que a aula foi um fartote de rir. Os miúdos não sabiam os termos científicos e então utilizavam o calão:
Pergunta do T.: “Alguém sabe como se chama esta parte terminal do pénis?”
Resposta: «é a cabeça, é a cabeça (…), cabecinha pensadora…»
Mais tarde o T. mostrou o painel e perguntou: «Para se dar o acto sexual, o pénis fica assim (flácido), ou é necessário haver alguma alteração?»
Resposta: «Ah! Ás vezes fica assim..» – disse um matulãozinho que já devia ter uns 16 anos.
O T. contou-me que o professor que foi assistir à aula se fartou de rir, e que o professor da turma chegou a levar a mão à cara.
Outra coisa que ele me contou, foi que chegou a ouvir os miúdos a dizer asneiras baixinho, as tais palavras em calão. Disse-me também que havia uma miúda que ficava histérica sempre que ouvia uma palavra do género: erecção. Teve que a sentar na fila da frente. Fiquei admirada quando me contou que os miúdos não sabiam o que era e nunca tinham “visto” espermatozoídes. Quanto a mim, vamos lá ver o que me espera…
Para melhor me preparar para dar a aula, resolvi ir assistir à aula da N., que também ia falar sobre o mesmo assunto. Fiquei a «saber» que:
«A fecundação é baby sitting»;
«A reprodução é feita com um pénis e uma Virgínia».
Finalmente dei a minha aula. A turma não parecia a mesma, faltou o «palhaço» da sala. Podiam até ouvir-se as moscas…
A aula não correu mal, tirando o burburinho constante e o facto de ficarem todos muito sérios a olhar para mim enquanto eu falava (principalmente o que tinha 16 e o que tinha 17 anos). Cheguei até a pensar que isso se ia reflectir na minha avaliação desta aula uma vez que os miúdos não participavam muito, pelo menos no princípio.
O B. acabou agora de fazer uma cena de ciúmes ao telefone, porque lhe contei que tinha sugerido ao T. que se ele não encontrasse um painel do sistema reprodutor masculino, em último recurso, sempre poderia projectar o seu próprio aparelho reprodutor no projector de opacos.
Perguntas que os miúdos me fizeram:
«O que é o esperma?»
«O que é a erecção?»
«O que são os pelos cúbicos

5 comentários:

Gaiatas disse...

lol Tiveste s0rte em ter uns miud0s mais calminh0s :P
Ainda h0je ao ver os miud0s a ter uma aula de educação sexual é irritante pq eles só se riem e c0mentam c0isas entre eles que é só barbaridades..
Até o meu irmão, com 16 an0s, diz c0isas que eu fico parva a olhar pra ele.

A da Virgínia f0i b0a! :P lol

*beij0caaaaaaaaa*

mimika disse...

Pelo que contas a aula correu mto bem, pelo menos a tua, uma vez que não tinhas aqueles "chicos-espertos".

Bem...a dos pelos cúbicos...lol lol


Bj

Gio disse...

Ehehehe mais duas historias divertidas.... continuo a gostar muito de passar aqui, é visita obrigatoria ;)

Gabriela disse...

Esse é um daqueles temas que qualquer professora teme que surja, pq a maioria de nós não está preparada para responder a questões básicas, mas cuja resposta implica um conhecimento cientifico mais profundo.
No teu caso é diferente, pois faz parte do programa e já levas material didáctico, mas imagina-me, professora de Português, a responder a determinadas questões! E olha que já me aconteceu! lol
As aulas assistidas eram um stress!
Beijocas
Gabriela

Maya disse...

Os míudos são terríveis lol lol lol Bjnhos